• Home
  • Fotos
  • Crônicas
  • Reportagem
    • Jornais
    • Revistas
    • Web
    • English
  • Outros Textos
    • Cinema
    • imprensa
    • Selecionados
  • rebelox
  • Autor


Municípios que ainda remam contra a maré

Posted by: rebêlo    Tags:  desenvolvimento, IDH, pernambuco, pesquisa    Posted date:  agosto 11, 2008  |  No comment

Pesquisa // Estado caiu duas posições considerando emprego, educação e saúde

Paulo Rebêlo
Diario de Pernambuco – 10.agosto.2008

Pela primeira vez, um banco de dados público com números e estatísticas oficiais reunidas pode ajudar prefeitos e governadores a elaborar melhores políticas públicas para a população. Sem depender do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) agrega três variáveis de ação – emprego/renda, educação e saúde – e cria um ranking das cidades. Firjan é a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Divulgado durante a última semana e com dados relativos a 2005 para 5.564 municípios brasileiros, mostra que Pernambuco caiu duas posições no ranking de desenvolvimento humano. No desempenho estadual, Pernambuco saiu da 11ª posição nacional para 13º.


Recife, contudo, melhorou sua colocação e hoje é primeiro lugar no estado e 331º no Brasil. Em 2000, a capital ocupava a terceira colocação, atrás de Olinda e Jaboatão. Estes dois municípios conseguiram ir contra a maré do desenvolvimento nacionale do aquecimento da economia, regredindo para 5º e 6º colocação, respectivamente. Ao calcular a média das três variáveis da metodologia, nove municípios pernambucanos apresentaram variação negativa entre 2000 e 2005: Jaboatão, Camaragibe, Santa Filomena, Amaraji, Angelim, Olinda, Floresta, Cupira e Ipojuca, em ordem crescente.

Apesar da posição confortável, Recife cresceu menos do que outros municípios em Pernambuco. Lagoa do Ouro, Jurema, Jucati, Oboró e Vertentes tiverem crescimentos no IFDM entre 2000 e 2005 acima de 60%. A maioria dos 185 municípios obteve melhoria na classificação. Ou seja, 95,1% estão numa situação melhor do que a encontrada em 2000, segundo o ranking.

Os atuais cinco municípios em pior situação são Santa Filomena, Lagoa dos Gatos, Caetés, Saloá e Manari. No ranking do estado, Caruaru, por outro lado, avançou do nono para o terceiro lugar. Já Petrolina, da 14ª para a quarta posição, apresentando um dos maiores crescimentos registrados pelos técnicos da Firjan. As melhores condições também se deveram, principalmente, aos avanços nos indicadores de emprego e renda.

A diretora de desenvolvimento econômico da Firjan, Luciana de Sá, comemora o interesse de vários prefeitos que procuraram a equipe para entender melhor os números. “Até agora não tivemos contestações, até porque os dados são oficiais e compilados pelo governo federal, via ministérios”, explica. Procurada pelo Diario, a Prefeitura de Jaboatão não retornou as solicitações. O prefeito de Ipojuca Pedro Serafim (PDT) não foi localizado. Em Olinda, por meio de sua assessoria, a prefeitura ironizou a pesquisa por achar os números antigos e “estranhos”.

Colocação dos municípios

Ranking – 2005
1º Recife 0.7772
2º Cabo de Santo Agostinho 0.7141
3º Caruaru 0.7033
4º Petrolina 0.6784
5º Jaboatão dos Guararapes 0.6723

181º Santa Filomena 0.4112
182º Lagoa dos Gatos 0.4088
183º Caetés 0.4007
184º Saloá 0.3974
185º Manari 0.3652

Ranking – 2000
1º Olinda 0.7113
2º Jaboatão dos Guararapes 0.6744
3º Recife 0.6743
4º Cabo de Santo Agostinho 0.6709
5º Ipojuca 0.6650

181º Vertentes 0.3166
182º Lagoa do Ouro 0.3103
183º Paranatama 0.3102
184º Jurema 0.2939
185º Jucati 0.2727

Os municípios que regrediram em PE (variação 2000-2005)
Jaboatão dos Guararapes -0.3%
Camaragibe -2.4%
Santa Filomena -3.9%
Amaraji -5.8%
Angelim -6.0%
Olinda -6.2%
Floresta -7.7%
Cupira -8.9%
Ipojuca -11.7%

  • Compartilhar isto:
  • Email
  • Imprimir
  • Facebook
About the author
rebêlo
Acompanhe os textos também pelo twitter (@rebelox) e pelo facebook.com/paulo.rebelo



Related Posts

Bastidores do documentário ‘Manari’

Veja fotos de bastidores e da equipe durante as filmagens do documentário no Flickr. Para ler a reportagem (Carta...

Manari por ela mesma

Universitária nascida na pior cidade do Brasil filma a vida de seus conterrâneos

Paulo Rebêlo
(texto &...

Seis horas que valem uma vida

Jovens...




  • mais recentes

    • Aquele tal de futuro
    • Elixir do emagrecimento
    • Relações por milhagem
    • Desembarques
    • A palavra-chave para o futuro da Apple
    • Namorando a vovó
    • Honesta gravata
    • O homem backup
    • Lion não é o rei da selva
    • Por dentro do Mac OS X Lion
  • mais lidos

    • Como acabar um relacionamento
    • Homens não ligam no dia seguinte
    • Como conquistar uma mulher
    • Mulheres que roncam
    • A mulher fresca
    • O homem primitivo
    • As cinco mulheres de todo homem
    • Mulheres Bonitas
    • Celular de bêbado não tem dono
    • A mulher infeliz
    • Namorando a vovó
    • A noite da centolla
    • Mulheres de 30
    • Desembarques
    • Aquele tal de futuro
  • + tags

    cerveja leste europeu webinsider eleições economia wired trabalho desenvolvimento europa windows tecnologia hungria história microsoft imprensa mulheres cinema beta casamento viver brasil obama natal recife Vista performance backstage pobreza sociedade banda larga IE ciência email telefonia bares pernambuco Relacionamentos gastronomia USA EUA gestão política viagem pesquisa PCR English vereadores voip office agreste bebidas internet budapeste Comportamento educação consumo segurança música sertão inclusão
  • Arquivos



desenvolvido por AF2 Comunicação
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de email!
Verificação de email falhou, por favor, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por email.